É necessário reconhecer a necessidade do perdão.
"Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça e tudo o mais vos será acrescentado." (Mt. 6.33)
Algumas das coisas que nos são acrescentadas ou dadas quando, através do perdão, buscamos o Reino de Deus são: paz, saúde e integridade.
Muitos não conseguem a cura, não porque não estejam fazendo a oração certa, nem porque não tenham fé, mas porque não compreendem a necessidade do perdão. Necessidade para a própria cura, a própria libertação.
O rancor escraviza, tortura, provoca doenças, que só serão curadas se a causa dela, o rancor, for estirpada.
A oração do perdão é necessária ser feita, mais de uma vez por dia, para nos libertar dos ressentimentos decorridos dos relacionamentos pessoais. Entre marido e mulher principalmente é indispensável a libertação diária dos ressentimentos, como entre filhos e pais.
Deus é amor e misericórdia e quer nos ver felizes, saudáveis em corpo, mente e espírito.
Ele quer o melhor para mim, mas eu, com a minha liberdade posso tomar atitudes diferentes das que Deus quer, sofrendo então as conseqüências do meu querer e não do querer de Deus.
O poder criador e curador de Jesus não pode penetrar através da falta de perdão.
Perdão é uma decisão, não um sentimento.
Podemos visualizar a pessoa dizendo: Eu te perdôo e te amo porque Jesus te ama como me ama e me perdoa . Ver Tg. 3.17, Lc. 6.27-38, Mt. 21. 21-22.
"O perdão é um bem que deves adquirir e por ele lutar mais do que lutas pelos bens terrenos. É indispensável aos que querem ser iniciados no caminho da espiritualidade. O perdão é bem supremo, é um passo para a iniciação. Para que iniciado sejas, tenho que te perdoar e para que Eu te perdoe, também tu tens que perdoar. Perdoa os que te fazem sofrer, aqueles que não te vêem, os que te julgam com severidade. Perdoa os que não te amam, pois eles também não sabem te amar como tu não sabes Me amar. E eu te perdôo e te busco e te chamo. Quando estiveres apto a tudo perdoar, Eu irei te buscar, para veres o que tenho a te ensinar."